Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ifes recebe a sexta carta-patente do INPI

Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 18h18 | Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 18h18

Registro de invenção foi concedido a método para produzir aço inox mais resistente.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) recebeu, nesta semana, mais uma patente de invenção, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Foi patenteado um método para produzir aço inoxidável mais resistente ao desgaste por abrasão, a partir do pó do material. O processo foi desenvolvido pelo professor Adonias Ribeiro Franco Jr., em conjunto com Luciano Gianizeli Rodrigues, que na época era aluno do Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, do Campus Vitória.

O título da invenção é “Método para produção de componentes de austenita expandida via nitretação e metalurgia do pó”. O professor explica que, pela nitretação, é obtida a austenita expandida, que confere mais dureza e resistência ao aço inox. Normalmente, é feito o procedimento com peças maiores do material, o que leva mais tempo e requer temperaturas mais elevadas. Utilizando o pó, o tempo é reduzido em cerca de dez vezes. A temperatura mais baixa auxilia que o aço mantenha mais das suas propriedades.

Adonias também lembra que os aços inoxidáveis são conhecidos por terem elevada resistência à corrosão, mas que não têm o mesmo desempenho quando a questão é a abrasão - ou seja, o contato com partículas duras, que levam ao desgaste. Assim, a nitretação é aplicada para aumentar a resistência nesse aspecto. A novidade é a realização do procedimento com o pó de aço inoxidável, que posteriormente é compactado e sinterizado de forma a produzir pastilhas que poderão ser utilizadas na indústria para fabricação de peças de máquinas, por exemplo.

Inovação

Esta é a sexta carta-patente recebida pelo Ifes. Ao todo, o Instituto tem 71 pedidos feitos ao INPI. Já foram 50 programas de computador, cinco desenhos industriais e nove marcas registrados.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes (Reitoria)

 

 

Fim do conteúdo da página