Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus São Mateus são semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa

Publicado: Quarta, 13 de Outubro de 2021, 18h35 | Última atualização em Quarta, 13 de Outubro de 2021, 18h39

Os artigos estão entre os 84 melhores no ranking nacional.

Duas estudantes do Campus São Mateus são classificadas para a etapa semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), que este ano está na sétima edição. Isabella Cancela Morais e Ana Beatriz Almeida Monteiro estão inscritas na categoria artigo de opinião, representando toda a turma do 3º ano do curso Técnico em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio. Seus textos, até o momento, estão entre os 84 melhores do Brasil, uma vez que foram selecionados nas etapas municipal, estadual e, agora, concorrem na etapa semifinal da olimpíada. Juntamente aos artigos dos alunos está o relato de prática da professora e orientadora da turma, Adriana Pin, entre os 42 textos classificados.

Etapa semifinal

Nesta etapa, serão realizados cinco encontros síncronos, um para cada categoria, além de atividades assíncronas, devido à pandemia, nos dias 19, 20, 21 e 22 de outubro, sob a coordenação técnica do Centro de Estudo e Pesquisa em Educação e Ação Comunitária (CENPEC Educação), reunindo os quarenta e dois professores-autores e suas turmas de estudantes semifinalistas. Esses encontros serão em ambiente virtual de aprendizagem e têm por objetivo, segundo o projeto da OLP, ampliar as habilidades de leitura e de escrita e o universo cultural dos estudantes, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente. Os professores se reunirão pela manhã e os alunos, à tarde, tendo acesso à formação, palestras, debates, atividades culturais, dentre outras. E os alunos semifinalistas ainda terão a oportunidade de aperfeiçoarem seus textos, por meio da reescrita.

Após todo esse trabalho desenvolvido, a Comissão Julgadora Semifinal selecionará 32 textos de cada categoria e seus respectivos relatos de prática (16) para a etapa final, contudo, cinquenta por cento dessas vagas serão reservadas às escolas que possuam indicadores do Inse (Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica) e do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Na etapa final, serão selecionados 4 professores e suas respectivas turmas, também obedecendo ao critério de reserva de vagas.

O Ifes – Campus São Mateus participou, até agora, de todas as edições da OLP, sempre classificando alunos até as etapas estaduais, semifinais ou finais. Portanto, parabeniza todos os estudantes que participam desta edição e suas respectivas professoras.

ifes sama olp 2021 ana beatriz  Ana Beatriz Almeida Monteiro

ifes sama olp 2021 isabella  Isabella Cancela Morais