Página inicial > Notícias > Semestre acadêmico começa com boas-vindas aos estudantes

Semestre acadêmico começa com boas-vindas aos estudantes

Publicado: Quarta, 02 de Junho de 2021, 12h26 | Última atualização em Quarta, 02 de Junho de 2021, 12h38

Discentes foram recepcionados em evento virtual

O semestre letivo iniciou-se no dia 31 de maio para todos os cursos do Campus São Mateus, e para abrir o período de aulas, a Coordenadoria de Gestão Pedagógica (CGP) preparou uma programação específica de boas-vindas aos estudantes que acontece durante esta semana.

A programação é completamente virtual: transmissões no canal do YouTube do Campus São Mateus, WhatsApp, Google Meet, Moodle e sistema Acadêmico são os recursos que estão sendo utilizados simultaneamente pelos professores e pedagogos para a realização do evento e interação com os discentes.

Boas-vindas

Na segunda-feira (31/05), nos períodos matutino e noturno, houve uma introdução do Ifes para os estudantes com ênfase nos novatos. Na ocasião, os diretores e coordenadores fizeram uma breve apresentação da escola falando do propósito, da estrutura e da forma de funcionamento da instituição, além de falas de algumas coordenadorias.

O diretor-geral do campus, professor Aloisio Ramos da Paixão, disse que é com grande satisfação que recepciona os estudantes, mesmo nesse momento adverso em que a sociedade está por conta da pandemia. Lembrou da importância do Ifes para o município, completando já 15 anos de atuação na cidade de São Mateus e entorno; “espero que vocês passem por aqui construindo suas histórias e nos ajudando a construir a história do Ifes”, afirmou, desejando aos alunos boas-vindas à instituição “que nós, estudantes e servidores, possamos crescer juntos, com o esforço de todos”, concluiu.

O diretor de Administração e Planejamento, Fábio Pinheiro, parabenizou os novos estudantes e lembrou que é um “processo de transformação de vidas”, e que os alunos devem aproveitar ao máximo todos os recursos que o campus oferta.

Na apresentação da direção de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, o diretor Eros Spalla saudou os discentes e falou sobre os projetos que acontecem no Campus São Mateus, das bolsas de pesquisa, do empreendedorismo e ações daquela diretoria. Disse aos estudantes que “se apropriem dessas oportunidades, busquem saber como funcionam a pesquisa, os projetos, a inovação tecnológica e empreendedorismo, isso vai dar uma formação muito rica no percurso que vocês vão percorrer aqui dentro do Ifes”, concluiu o professor Eros.

O diretor de Ensino, professor Carlos Roberto Coutinho fez uma introdução às APNPs (atividades pedagógicas não presenciais), calendário acadêmico e informes importantes referentes às atividades letivas. Falou da importância do diálogo entre discentes e docentes para o bom desenvolvimento do processo de ensinar e aprender: “mantenham sempre o diálogo com os professores” pediu aos discentes, colocando-se à disposição para ajudar no que for necessário.

A programação inclui minicursos, explicações e treinamentos, e ainda, um momento de interação no sábado (dia 5) entre veteranos e calouros dos cursos Integrados promovido pelas turmas desses cursos.

A comissão organizadora do evento pede que seja reforçada a observação dos horários de aulas síncronas (o ambiente virtual é o Moodle e que qualquer dúvida, os estudantes podem entrar em contato com a CGP através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

De acordo com o Calendário Acadêmico do campus, as aulas deste semestre vão até 3 de novembro de 2021.

Saudamos mais uma vez a toda comunidade acadêmica neste início de semestre, sejam todos muito bem-vindos ao Ifes Campus São Mateus!

Links úteis:

Aba ALUNOS (acesse) – neste menu os estudantes do Campus São Mateus têm acesso a documentos, guias, resoluções e demais publicações relativas às questões discentes da instituição.

Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão

Facebook do Campus São Mateus