Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Conif faz publicação sobre volta às aulas pelo mundo
Início do conteúdo da página

Conif faz publicação sobre volta às aulas pelo mundo

Publicado: Segunda, 22 de Fevereiro de 2021, 07h38 | Última atualização em Segunda, 22 de Fevereiro de 2021, 07h38

O trabalho mapeia como diversos países estão lidando com a retomada das aulas presenciais.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou, nesta quinta-feira (18/2), um levantamento realizado por sua Assessoria Internacional com um panorama da volta às aulas em diferentes países do mundo. A publicação - “Retomada das aulas pelo mundo diante da Covid-19” - é gratuita e está disponível para consulta no link: portal.conif.org.br/images/pdf/v2b-Cartilha-Conif.pdf.

O trabalho mapeia como diversos países, especialmente aqueles que a Rede Federal mantém alguma parceria, estão lidando com a retomada das aulas presenciais. Para a realização do levantamento, foram consideradas informações fornecidas por portais governamentais, veículos de notícias e sites de universidades, liceus e colleges. A pesquisa para a construção do documento foi realizada entre 1º e 11 de fevereiro.

Jadir José Pela, presidente do Conif, sinaliza que o documento tem a missão de informar e subsidiar a tomada de decisão dos conselheiros em relação à migração do modelo remoto de aulas para as aulas presenciais, além de estabelecer uma análise da situação global. “Nós defendemos a retomada das aulas presenciais no Brasil só quando houver segurança sanitária. A Rede, por exemplo, continua funcionando com suas atividades de forma remota ainda, dada a situação em que se encontra o país. Essa publicação é para nos situar de como o mundo está reagindo em relação ao retorno presencial, em condições de iniciação da vacinação contra o novo Coronavírus”, pondera.

“Por enquanto não podemos falar em retomar as aulas presenciais sem falar na vacinação dos nossos servidores, pelo menos. Hoje, a Rede Federal não tem condições de arcar com os custos de uma volta às aulas. As adequações das normas de segurança vão causar impactos nos contratos de limpeza e segurança, por exemplo. Além disso, vale ressaltar que nossas instituições não pararam. Há trabalhos de pesquisa e extensão sendo desenvolvidos e as aulas estão ocorrendo a distância”, completa Jadir, que defende ainda que professores e técnicos-administrativos sejam incluídos no cronograma de vacinação prioritária.

MEC
Na sexta-feira passada (12), representantes da Rede Federal estiveram no Ministério da Educação (MEC) para uma audiência com o ministro Milton Ribeiro. A flexibilização das portarias de retomada das atividades presenciais e dos 200 dias letivos, o orçamento da Rede Federal em 2021, a inclusão dos profissionais da educação na fase prioritária de vacinação contra a Covid-19 e a apresentação da nova diretoria do Conselho foram os pontos centrais do encontro.

Na ocasião, o ministro se comprometeu em apoiar o pleito da Rede Federal pela vacinação prioritária para os profissionais da educação, para que as atividades presenciais possam ocorrer de forma mais célere e com maior segurança.

Faça download, em PDF, do estudo “Retomada das aulas pelo mundo diante da Covid-19”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes (Reitoria) / Assessoria de Comunicação do Conif

registrado em:
Fim do conteúdo da página