Página inicial > Notícias > Pesquisadores do Ifes realizam estudo sobre prevenção à Covid-19

Pesquisadores do Ifes realizam estudo sobre prevenção à Covid-19

Publicado: Sexta, 20 de Novembro de 2020, 13h48 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2020, 13h48

O estudo é realizado por professores dos campi Vitória e Colatina em parceria com a Fiocruz.

A partir de segunda-feira (23), o Observatório de Saúde e Meio Ambiente, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), inicia estudo com o objetivo de investigar a consequência do distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Intitulada “Estudo longitudinal dos determinantes e desfechos da situação de saúde da comunidade Ifes e em seus ambientes, como consequência do distanciamento social induzido pela Covid-19”, a pesquisa é realizada por professores da Coordenadoria de Engenharia Sanitária e Ambiental, do Ifes – Campus Vitória, em parceria com professores do Campus Colatina e com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O principal objetivo do estudo é analisar os ambientes físicos do Ifes e o comportamento e desfechos nas condições de saúde da comunidade acadêmica, durante e após o período de distanciamento social induzido pela pandemia. Para isso, a pesquisa envolverá toda a comunidade do Instituto.

Serão examinados o conhecimento e a conduta em relação aos métodos de prevenção ao vírus SARS-CoV-2, se há adoecimento, sequelas, cura, entre outros dados. Os resultados contribuirão para o planejamento e gerenciamento das ações necessárias ao retorno das atividades presenciais, com a manutenção de um ambiente institucional seguro e saudável no contexto da Covid-19.

A pesquisa terá início com o envio de questionário, por meio do e-mail institucional. A participação de estudantes, servidores, estagiários e terceirizados é fundamental para identificar os problemas e necessidades a serem enfrentados.

Inicialmente, participam do estudo os campi Aracruz, Cachoeiro do Itapemirim, Ibatiba, Montanha, Santa Teresa, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. Os campi que tiverem interesse em participar do pesquisa, podem entrar em contato com o Observatório de Saúde e Meio Ambiente pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes (Reitoria)