Página inicial > Notícias > A Equipe FAM AeroDesign se destaca em Competição Nacional de AeroDesign

A Equipe FAM AeroDesign se destaca em Competição Nacional de AeroDesign

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 14h38 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2017, 16h49
imagem sem descrição.

Estudantes de Engenharia Mecânica dos Campi Aracruz e São Mateus estiveram presentes na 19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, em São José dos Campos, São Paulo, que ocorreu entre os dias 26 e 29 de outubro de 2017.

O Instituto Federal do Espírito Santo foi representado pelas equipes FAM AeroDesign do Campus São Mateus e Araero do Campus Aracruz. A competição que ocorre anualmente é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia com o objetivo de propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos. O foco é aprofundar estudos de Engenharia Aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais de engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e competição entre equipes. Os estudantes foram acompanhados pelo Coordenador do projeto Cristiano Aiolfi e pelo Diretor de Pesquisa e Extensão Cleidson da Silva Oliveira. A competição reuniu universidades de 15 estados brasileiros, do Distrito Federal e de países como Venezuela, México e Peru. São mais de 105 equipes que somam cerca de 1,4 mil universitários divididas em quatro categorias: Acesso, Regular, Micro e Advanced. O projeto consiste em um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico desde a concepção e projeto detalhado até a fase de construção e testes.

A equipe FAM AeroDesign, com 3 anos de existência é composta por 13 estudantes do curso de Engenharia Mecânica e dois professores orientadores. Neste ano a equipe construiu sua terceira aeronave rádio controlada batizada de C-328 Facto. O projeto envolveu 8 meses entre projeto, fabricação e voos. A equipe FAM AeroDesign obteve a 9ª colocação na Categoria de Acesso entre 48 equipes, garantindo a participação da equipe na Categoria Regular da próxima competição.

Confira mais em FAM AeroDesign