Página inicial > Notícias > Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Arinter lançam edital de novo programa de internacionalização

Publicado: Segunda, 24 de Julho de 2023, 15h32 | Última atualização em Segunda, 24 de Julho de 2023, 15h32

Programas de pós-graduação do Ifes poderão selecionar estudantes e docentes para intercâmbio.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), em ação conjunta com a Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), lançou o edital do Programa Institucional de Intercâmbio e Cooperação em Pesquisa e Pós-Graduação (Prointer). É um novo programa gerido pela pró-reitoria que tem o objetivo de destinar recursos para fomentar ações de internacionalização dos programas de pós-graduação stricto sensu do Ifes, possibilitando intercâmbios de estudantes e docentes permanentes.

Serão oferecidos até R$ 25 mil para cada curso de mestrado e até R$ 50 mil para o curso de doutorado, de acordo com a ação de mobilidade internacional prevista. Cada programa de pós-graduação deverá realizar uma seleção interna e indicar os contemplados, além do tipo e duração da ação (de um a seis meses).

Caberá ainda a cada programa planejar ações de internacionalização que atendam às exigências da área de conhecimento e da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) à qual esteja vinculado.

As seleções internas dos programas deverão ter editais lançados até o dia 30 de agosto, para interessados em realizar ações de internacionalização ainda em 2023. O resultado final de selecionados deve sair até 11 de outubro. Em seguida, poderão lançar seleção interna para interessados na realização de ações no primeiro semestre de 2024.

Acesse o Edital PRPPG 14/2023 para conferir todos os detalhes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes (Reitoria).