Página inicial > Notícias > Relatório de Gestão 2022 é aprovado pelo Conselho Superior

Relatório de Gestão 2022 é aprovado pelo Conselho Superior

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2023, 15h30 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2023, 15h30

Documento traz as principais ações realizadas pelo Ifes ao longo de 2022.

O documento final do Relatório de Gestão 2022 foi aprovado na reunião do Conselho Superior, realizada em 26 de maio. O relatório, o rol de responsáveis e a Avaliação de Controles Interno – Parecer da Auditoria já estão publicados no site da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional do Ifes (Prodi). Acesse: prodi.ifes.edu.br.

Entre os pontos destacados no relatório estão a autorização de dois novos campi Pedro Canário e Laranja da Terra, por meio da Portaria MEC nº 408, de 7 de junho de 2022; o início do Programa de Gestão para os servidores Técnicos Administrativos pela modalidade do teletrabalho; e as primeiras atividades do Programa para a Concepção e Implementação da Cidade da Inovação.

O ano de 2022 marcou o retorno às atividades acadêmicas presenciais de forma integral, após dois anos em atividades não presenciais, devido à pandemia da Covid-19. Além disso, a instituição teve que lidar com os sucessivos cortes e bloqueios nos recursos orçamentários. “Crescemos muito no ano mais difícil dos últimos tempos”, afirmou o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifes, Luciano Toledo. “Mesmo assim, realizamos investimentos em reformas e ampliações de infraestrutura, além do início das obras de um novo campus, no município de Pedro Canário”, destacou.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, lembrou as ações voltadas à internacionalização que foram realizadas ao longo de 2022, com a ampliação das oportunidades de intercâmbio e cooperação por meio de parcerias com instituições estrangeiras. “Assim podemos possibilitar que nossos estudantes e servidores participarem de programas de intercâmbio em outros países. São oportunidades importantes, especialmente para os alunos, por oferecer a eles uma formação acadêmica mais completa e atualizada, preparando-os para atuar em um mundo cada vez mais globalizado”, afirmou.

“E tem também a Cidade da Inovação, que é uma nova unidade do Ifes e será uma plataforma de empreendedorismo e inovação. A ideia é que ela atue como vetor para a transformação e dinamização da economia”, ressaltou Jadir.

As informações apresentadas no documento tem como finalidade a prestação de contas anual ao Tribunal de Contas da União (TCU), conforme legislação vigente. O Relatório de Gestão é fruto de um trabalho coletivo, com a participação de diversos setores do Instituto. A sistematização dos dados é realizada pela Diretoria de Planejamento do Ifes (DPLA).

Acesse o Relatório de Gestão 2022: prodi.ifes.edu.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes (Reitoria).