Página inicial > Notícias > Docentes e Biblioteca promovem sarau de poesia

Docentes e Biblioteca promovem sarau de poesia

Publicado: Sábado, 10 de Junho de 2023, 11h10 | Última atualização em Sábado, 10 de Junho de 2023, 11h33

A poetisa capixaba Mônica Porto esteve presente no sarau

Nos dias 30 de maio e 1º de junho, aconteceu na Biblioteca o “VII Sarau de Poesia do Ifes - Campus São Mateus”, uma atividade interdisciplinar coordenada pela professora Adriana Pin (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) em parceria com os professores Deyvid William Martins (Artes) e Alexandre Luiz Polizel (Filosofia), com a colaboração da Coordenadoria de Biblioteca do campus.

O principal objetivo da ação é desenvolver a leitura e a escrita literárias, por meio da poesia, em diálogo com outras obras de arte e com o pensamento filosófico, levando os estudantes a experienciarem a função da literatura e da arte na formação humana integral do leitor.

Durante o desenvolvimento do projeto, os estudantes dos segundos anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio leram poemas representativos das obras das três gerações da Poesia do Romantismo Brasileiro, cuja leitura literária foi mediada nas aulas de Literatura Brasileira, interpretando os textos, considerando o contexto histórico da produção poética, além da estética, do aspecto formal e da temática dos poemas lidos, bem como o pensamento filosófico que perpassa essa leitura e interpretação. Também estudaram esse movimento artístico e suas respectivas obras visuais em Artes. Em seguida, os alunos produziram poemas, contendo a estética das três gerações, contudo abordando temáticas atuais. Após a produção coletiva, houve ensaios para a declamação dos poemas com acompanhamento musical e montagem de performances. Também houve a leitura de obras dos poetas capixabas convidados, Mônica Porto e Jorge Verly, e declamação de alguns poemas desses autores pelos alunos.

A poetisa Mônica Porto esteve presente no primeiro dia do evento, falando da sua trajetória literária, divulgando o seu trabalho como escritora, lendo trechos da obra "Dores de ébano" (lançada em 2021) e participando de um bate-papo com os estudantes.

ifes smt 7o sarau 2023 002
Professora Adriana Pin (à esquerda), poetisa Mônica Porto (ao centro) e a bibliotecária Rossanna (à direita).

O poeta Jorge Verly não pode estar presente, mas enviou mensagem de vídeo aos discentes contado do seu processo de formação como leitor e escritor, apresentando suas obras já publicadas e anunciando a publicação de novo título.

Exposição dos poemas

Os poemas declamados ficarão expostos no salão da Biblioteca até o final do mês de junho. Os textos de autoria dos estudantes podem ser também lidos no blog Selet@ Literári@, que é coordenado pelas Bibliotecárias Rossanna dos Santos Santana Rubim e Sheila Guimarães Martins.

ifes smt 7o sarau 2023 003

ifes smt 7o sarau 2023 004