“Educação midiática e combate à desinformação” foi tema de palestra no YouTube do Ifes
A palestra aconteceu ontem, 14, às 19h, no canal do Ifes no YouTube Iniciativa faz parte do curso “STEAM + Educação Midiática”.
A necessidade de educar e disseminar conhecimento para combater a propagação das chamadas “fake news” foi tema de uma palestra do jornalista e professor Ivan Paganotti. A apresentação aconteceu ontem (14) no YouTube do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Ivan falou sobre “Educação midiática e combate à desinformação”, abordando também dicas sobre como identificar as “notícias falsas”. A atividade foi aberta e gratuita, e está disponível no canal (acesse aqui o vídeo).
Sobre o palestrante
Ivan Paganotti é professor de Jornalismo do Colégio Stockler e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Em seu doutorado pela ECA-USP estudou conflitos judiciais envolvendo liberdade de expressão, e realizou doutorado-sanduíche sobre regulação da mídia na Universidade do Minho, em Portugal.
Tem experiência na produção de planos de aula sobre educação midiática e técnicas de jornalismo para a revista Nova Escola e para o curso de graduação em jornalismo da ECA-USP. É ainda um dos criadores do curso on-line “Vaza, Falsiane”, que visa ampliar a compreensão sobre a desinformação de modo a combatê-la.
Saiba mais sobre a Educação Midiática
Conforme definição do programa EducaMídia, a Educação Midiática é o “conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos — dos impressos aos digitais”. Com o enorme fluxo de informações da era atual, a educação midiática se torna urgente e pode ser percebida como um fator de inclusão ou exclusão social.
Inscrições abertas
A palestra foi realizada por meio do projeto de Extensão “STEAM + Educação Midiática”, vinculado ao Ifes-Campus São Mateus. O projeto, que conta com a coordenação do professor Thiago Maduro, está com inscrições abertas para um curso gratuito nesse tema. As vagas são para estudantes e professores do ensino médio dos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A iniciativa tem apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro.
Inscrições para o curso “STEAM + Educação Midiática”
O curso tem como objetivo ensinar boas práticas e ferramentas para identificar peças de desinformação e combater fake news, principalmente nas redes sociais. As inscrições estão disponíveis até 8 de março e são voltadas a alunos e professores de escolas do ensino médio dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e da Bahia. Serão selecionados preferencialmente 20 estudantes e 7 professores de cada estado.
Cada candidato poderá se inscrever pelo link bit.ly/edumidia23. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 13 de março. As atividades do curso começam em 30 de março e vão até julho.
Veja o edital 01/2023 na página de editais do Campus São Mateus.
Confira o Instagram do curso: @steam.edumidiatica
Redes Sociais