Página inicial > Notícias > Campus São Mateus participa da organização do Startup Weekend São Mateus

Campus São Mateus participa da organização do Startup Weekend São Mateus

Publicado: Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 14h42 | Última atualização em Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 16h19

Integrantes do Projeto SamaBaja são premiados ficando em terceiro lugar

Aconteceu nos dias 11 e 12 (último fim de semana) em nosso município, o Startup Weekend São Mateus. Foi um evento local, porém, é uma ação mundial onde pessoas se convidadas reúnem em um final de semana, em uma imersão de 54 horas, com o propósito de desenvolverem novas startups.

Em São Mateus, o evento aconteceu pela vez e contou com 70 participantes, ao todo. Dentre eles, o professor Felipe Novo Malheiros e o estudante e integrante da equipe SamaBaja Vitor Gabrielli. No primeiro dia do encontro, os participantes apresentaram ideias iniciais de inovadores negócios. Nessa dinâmica, os próprios participantes se dividem nas ideias mais chamativas para que elas possam ser desenvolvidas nos outros 2 dias do evento. As equipes formadas precisam de pensar em um problema a ser resolvido pela ideia inicial, validar este problema, propor uma solução, validar essa solução e por fim apresentar um Pitch, ou seja, vender sua ideia para uma banca de jurados investidores. Durante esse processo, têm como mentores pessoas especializadas em inovação.

No evento do último fim de semana, nove equipes apresentaram suas propostas e contaram com mentores de todas as regiões do Brasil. O Startup Weekend São Mateus marca a primeira atividade do Bússola Hub, um hub de inovação que está sendo montado na cidade, com apoio institucional do Ifes - Campus São Mateus.

SamaBaja
Destaca-se que a startup criada pela equipe do estudante Vitor Gabrielli, com participação do ex-aluno Tiago da Cruz Pimenta, foi premiada com o terceiro lugar. O grupo de Vitor criou o “Pegou Levou”, uma plataforma onde pessoas e empresas que precisam transportar materiais encontram pessoas que irão fazer o mesmo trajeto desejado, sem o uso da capacidade completa do seu veículo e disposto a fazer o transporte, por um preço determinado. Vitor afirmou que o evento mudou o modo dele pensar inovação e empreendedorismo. Comentou sobre a quantidade de networking durante todo o evento, especialmente da possibilidade de novas parcerias para o SamaBaja.

Participação do Ifes Campus São Mateus

Morgana Zanetti, bolsista da Incubadora do Ifes, foi uma das organizadoras do evento. Morgana já participou do Startup Weekend Vitória deste ano e sua equipe também foi premiada. O professor Cristiano Tavares participou como um dos mentores das startups criadas no evento de São Mateus.

Veja mais fotos do evento na nossa página do Facebook