Página inicial > Lista Extensão > Teatro e sociedade: questões sociais em cena

Teatro e sociedade: questões sociais em cena

Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2020, 10h52 | Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2020, 11h32

PROGRAMA

O programa "Teatro e sociedade: questões sociais em cena" foi registrado, inicialmente, como projeto e existe desde 2016, mas o trabalho com o gênero literário “Teatro” vem sendo desenvolvido desde 2010, no IFES – Campus São Mateus. Tem como objetivo oferecer aulas de Teatro aos alunos e à comunidade para o desenvolvimento da criatividade, espontaneidade, autoconfiança, interação, habilidades diversas, elaboração de narrativas e performances a partir de diversos gêneros textuais, representação de personagens e construção de cenas, culminando com a apresentação de peças teatrais no Ifestival: Festival de Artes que acontece desde 2011 no IFES – Campus São Mateus. Como aporte teórico, fundamentam este projeto as autoras Reverbel (1989) e Riche e Haddad (1994), as quais, respectivamente, apresentam propostas de se trabalhar o teatro escolar e os textos literários com criatividade. Os procedimentos metodológicos correspondem à leitura dos textos do gênero dramático (em sua forma original ou adaptados de outros gêneros textuais), compreensão e interpretação teatral, por meio de ensaios, atividades de expressão corporal, projeção de voz, trabalho em equipe e a apresentação das peças. Durante as montagens, os alunos podem interagir com pessoas da comunidade, havendo, também, a participação de ex-alunos.

O Teatro, por meio da sua linguagem e possibilidade de dialogar com as demais Artes, oferece formação em Artes Cênicas para um público diversificado, o qual poderá desenvolver várias habilidades não apenas para o exercício teatral profissional, mas também podem ser aplicadas no ambiente de estudos, de trabalho ou em qualquer segmento da sociedade, levando o indivíduo a se expressar melhor, aperfeiçoando sua comunicação e senso crítico sobre questões sociais, em qualquer faixa etária, desenvolvendo a comunicação e promovendo o exercício da cidadania.

Alunos do IFES – Campus São Mateus e comunidade mateense.

ifes sama teatro em cena 01 "Sonho de uma noite de verão" de William Shakespeare

ifes sama teatro em cena 02 Performance: "O operário em construção" - de Vinícius de Moraes em diálogo com a poesia de Chico Buarque.

ifes sama teatro em cena 03 "Ensaio sobre a cegueira" - de José Saramago