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Pós-graduação em Práticas Educacionais do Campus São Mateus

Publicado: Quarta, 08 de Janeiro de 2020, 14h00 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 15h15

Sobre o Curso

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Práticas Educacionais visa o aperfeiçoamento e o estudo sobre diferentes formas de abordagens pedagógicas e metodológicas no âmbito de atuação dos professores. A proposta pedagógica do curso tem um viés que traz à reflexão da prática docente, dos saberes inerentes à profissão, assim como propõe-se a discutir, analisar, planejar e abordar metodologias e práticas por área do saber/atuação com foco no ensino da Educação Básica.

O objetivo geral do curso é oferecer formação continuada a professores da Educação Básica em práticas pedagógicas, habilitando-os a elaborar estratégias metodológicas criativas de ensino, bem como material didático específico, a partir de uma abordagem focada na aprendizagem dos alunos, mobilizando para isso os saberes pedagógicos, científicos e culturais considerando as peculiaridades e as situações contextuais da escola, de modo a propiciar uma atuação docente autônoma, crítica e reflexiva do docente-aluno do curso proposto.

O Especialista em Práticas Educacionais deve pautar sua atuação docente de forma autônoma, crítica e reflexiva, bem como resolver problemas de relação entre sua formação teórica e o trabalho em sala de aula, de forma criativa e consciente.

Para isso, o egresso do curso de Pós-graduação Lato sensu em práticas educacionais terá que ser capaz de:

- Ter capacidade de compreender o processo de construção do conhecimento do indivíduo, inserido em seu contexto social e cultural e assim promover a aprendizagem eficaz dos alunos.

- Apresentar um conjunto de competências e habilidades, de forma a garantir conhecimentos teórico-práticos para o planejamento, execução, acompanhamento e avaliação de programas e projetos educacionais, políticas educacionais e gestão da sala de aula, tendo em vista o fortalecimento de sua atuação na Educação Básica;

- Apontar melhorias nas fases da aprendizagem por meio dos diversos modelos de ensino trabalhados e discutidos durante o curso;

- Contribuir para o desenvolvimento educacional, especialmente do norte do estado do Espírito Santo e sul da Bahia.

 

 

 

 

 

 

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