Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > Pós Graduação em Eficiência Energética Industrial
Início do conteúdo da página

Pós Graduação em Eficiência Energética Industrial

Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2024, 16h48 | Última atualização em Quarta, 24 de Julho de 2024, 16h48

Geral

Modalidade: Presencial

Duração: 18 meses

Turno: Noturno

Formação: Pós-graduação lato sensu em Eficiência Energética Industrial

Carga Horária: 390 horas

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Eficiência Energética do Ifes – Campus São Mateus está estruturado de forma a promover a qualificação de profissionais da área de engenharia, tecnologia e gestão, com enfoque em Eficiência Energética Industrial, visando atender a demanda socioeconômica da região e contribuir para seu desenvolvimento tecnológico, científico e intelectual. 

Ingresso e número de vagas

Serão oferecidas 25 (vinte e cinco) vagas. O edital da pós-graduação será publicado no site do campus.

Objetivo 

Capacitar profissional na área de Eficiência Energética Industrial com conhecimentos técnico-científicos que possibilite absorver e contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias de forma a atuar crítica e assertivamente na identificação e resolução de problemas relacionados ao contexto energético industrial, considerando aspectos de âmbito econômico, social, ambiental e cultural.

Público alvo

O curso de Pós-graduação em Eficiência Energética Industrial do campus São Mateus busca complementar a formação técnico-científica dos profissionais com as seguintes formações: engenharias, tecnólogos no ramo da mecânica e elétrica em geral.

Perfil do egresso

Profissional que atua na identificação de oportunidades de melhoria na aquisição, geração, transformação, consumo e gerenciamento de energia. Este profissional também coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, considerando a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.
O egresso do Curso de Especialização em Eficiência Energética deverá ser capaz de:
• Contribuir para o desenvolvimento sustentável local e regional, articulando os conhecimentos de modo a apresentar novas informações quanto a fontes alternativas de energia;
• Apontar melhorias nas fases de aquisição, transformação, consumo, cogeração e gerenciamento de energia;
• Indicar ações de gestão de energia e eficiência energética buscando a melhoria dos sistemas energéticos;
• Especificar máquinas e equipamentos para otimizar os usos finais de energia;
• Realizar estudos e elaborar projetos de viabilidade econômica de fontes alternativas de energia e eficiência energética

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página