Pedagoga do Campus São Mateus participa de Encontro Internacional sobre Cooperação

Publicado: Quarta, 30 de Junho de 2021, 16h00 | Última atualização em Quarta, 30 de Junho de 2021, 16h08

Encontro da Lusofonia é uma discussão com convidados de países de língua portuguesa sobre os desafios da cooperação em tempos de pandemia.

Acontecerá nos dias 1º e 2 de julho, por videoconferência, o Encontro da Lusofonia, que será uma discussão com convidados de países de língua portuguesa sobre os desafios da cooperação em tempos de pandemia. O encontro abordará práticas de desenvolvimento local a partir da experiência dos parceiros e discussões sobre a temática.

A participação brasileira será no primeiro painel da programação (“Práticas de Desenvolvimento Local – A visão dos parceiros”) através da exposição das doutoras Larissa Barros e Ana Cristina Accioly (Instituto Palmas), e da pedagoga do Ifes Campus São Mateus, dra. Luciane Serrate Pacheco Bacheti.

ifes sama lusofonia luciane Pedagoga dra. Luciane (Ifes) - Coordenadora do Programa EJA e DL

Em seu espaço de fala, Luciane vai discursar sobre sua experiência enquanto pesquisadora nas comunidades quilombolas da região norte capixaba. O tema de seu diálogo é: “Processos de cooperação, educação e desenvolvimento comunitário: experiências das comunidades quilombolas do Coxi, Angelim II e Roda D’Água”, e para isso, convidou três representantes dessas comunidades para uma breve apresentação e exposição no encontro. São as convidadas: Flávia dos Santos (comunidade quilombola Angelim II), Domingas Veronica Florentino dos Santos (comunidade do Coxi) e Nilceia Mota Alves (comunidade de Roda D’Água).

ifes sama lusofonia domingas Domingas Veronica Florentino dos Santos - Comunidade do Coxi

ifes sama lusofonia flavia2 Flávia dos Santos - Comunidade quilombola Angelim II

ifes sama lusofonia nilceiaNilceia Mota Alves - Comunidade de Roda D’Água

O evento é gratuito e será transmitido pelo canal do YouTube do Município de Torres Novas (acesse aqui). É preciso ficar atento ao horário, visto que a programação está no horário de Portugal.

>>Acesse aqui a programação completa<<

Encontro da Lusofonia

O Encontro da Lusofonia é um evento coordenado pela Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte (ADIRN) em parceria com o Município de Torres Novas (Portugal), e inclui a efetiva participação das 20 entidades portuguesas que constituem, junto com a ADIRN, os Grupos de Ação Local para o desenvolvimento sustentável, com foco na inclusão social e bem estar comunitário. Junto com as associações lusófonas participam, também, representantes de Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe e Brasil. Tem por um dos seus objetivos a consolidação de parcerias e compartilhamento de saberes e experiências para o desenvolvimento local, implicando associações de desenvolvimento local de Portugal bem como de colaboração entre membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na consolidação de parcerias para o desenvolvimento local sustentável.

A participação do Ifes foi pelo convite da Ana Souto, Coordenadora da Dueceira: Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça. Isso é um dos resultados do Acordo de Cooperação Técnico-científica entre o Ifes e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad), que desde 2016, vem discutindo o papel da educação de jovens e adultos como uma das estratégias de estruturação de processos de desenvolvimento local, formação profissional, inclusão social, bem estar e cidadania junto com comunidades quilombolas da região norte capixaba, comunidades do Sapê do Norte, por meio do Programa de Extensão Educação de Jovens e Adultos e Desenvolvimento Local, sob coordenação da pedagoga Luciane Bacheti e da professora Nágila Moraes, pelo Ifes. Os coordenadores portugueses desta parceria são: professor Artur Cristóvão e Armando Loureiro, que realizaram aproximações entre equipes brasileiras e portuguesas, implicando instituições educacionais e associações de desenvolvimento local, bem como aproximação com a Federação Minha Terra: Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local.

No Painel 1 “Práticas de Desenvolvimento Local – A visão dos parceiros”, lideranças de três comunidades quilombolas do Sapê do Norte, Flávia dos Santos pela comunidade Angelim II, Domingas Veronica Florentino dos Santos pelo Coxi e Nilceia Mota Alves por Roda D’Água, e a Pedagoga Luciane Bacheti, pelo Ifes, apresentarão as comunidades quilombolas e o papel do Ifes na cooperação e moldagem de perspectivas para o desenvolvimento local territorial quilombola: como se coopera e quais as perspectivas?

Internacionalização do Ifes

A participação da pedagoga Luciane neste evento também vem reforçar a política de internacionalização do Instituto Federal do Espírito Santo, uma vez que o projeto de internacionalização do Ifes busca parcerias compartilhamento de experiências no âmbito internacional, envolvendo instituições, projetos e profissionais, com intuito de potencializa a mobilidade acadêmica nacional e internacional.