Última semana para se inscrever em cursos técnicos do Ifes

Publicado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 11h48 | Última atualização em Segunda, 22 de Fevereiro de 2021, 17h28

Processo seletivo oferta 3.728 vagas por meio de três editais. Inscrição é gratuita.

Os interessados em participar do processo seletivo para cursos técnicos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) têm mais uma semana para fazer a inscrição. O prazo se encerra no dia 10 de fevereiro. O Ifes oferta 3.728 vagas, divididas em três editais: PS 11/2021 - Cursos técnicos integrados ao ensino médio; PS 12/2021 - Cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao ensino médio; e PS 13/2021 - Curso Proeja, para jovens e adultos. Não há cobrança de taxa para participar da seleção.

A inscrição é feita por sistema on-line (veja o tutorial), e para aqueles que não têm acesso à internet, será possível agendar um horário de atendimento em um dos campi do Ifes para utilização dos equipamentos e auxílio na hora de fazer o cadastro. O uso de máscara, distanciamento e cumprimento de todas as regras de biossegurança são obrigatórios. O cronograma e telefones para agendamento estão na página de cada edital.

Análise de histórico escolar

Neste processo seletivo, não haverá aplicação de provas. Os candidatos aos cursos integrados (do PS 11/2021) passarão por análise de histórico escolar. Os cursos integrados são aqueles oferecidos a quem já tenha concluído o ensino fundamental (do 1º ao 9º ano). Neles, o estudante faz o ensino médio e o técnico no Ifes, em curso único.

A análise do histórico vai considerar as notas finais de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia, do 6º, 7º e 8º anos. O 9º ano não será considerado devido aos prazos para lançamento das notas pelas escolas de origem dos candidatos, em especial considerando a situação de pandemia. O sistema fará a média ponderada das notas e classificará os candidatos.

Conversão de notas e upload de arquivos

Os candidatos precisam ficar atentos ao formato das notas para inserção no sistema. Elas devem estar em escala de 0,00 a 100,00. O edital 11/2021 traz as orientações para a conversão das notas, caso seja necessário, no Anexo I, inclusive com uma tabela de equivalência de conceitos. O Anexo I também detalha como utilizar notas de disciplinas afins - por exemplo, caso haja uma nota de "Redação" e outra de "Português".

Além disso, é preciso estar com a documentação exigida para comprovação das notas, que deverá ser anexada por meio do sistema na hora da inscrição (cópia digitalizada do boletim escolar oficial, ou histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino fundamental pelo Encceja - neste último caso, acompanhado de histórico escolar ou documento escolar oficial equivalente). O sistema aceita o carregamento de até três arquivos, e o candidato deve cuidar para que estejam legíveis.

Sorteio

Para os processos seletivos 12/2021 (cursos técnicos concomitantes e subsequentes) e 13/2021 (Proeja), será realizado sorteio eletrônico. Os cursos concomitantes são aqueles em que o estudante já está cursando o ensino médio em outra escola e faz apenas o ensino técnico no Ifes (o requisito da série em que deve estar consta no edital). Os subsequentes são os ofertados a quem já concluiu o ensino médio. Já o Proeja é voltado a quem tem 18 anos ou mais e não concluiu o ensino médio (o estudante fará tanto o ensino médio como o técnico no Ifes).

O sorteio para essas vagas será executado por meio de um software que ordena aleatoriamente os números usando algoritmos e cálculos matemáticos. Será feito um sorteio por curso e por campus. O momento será gravado, e a gravação será disponibilizada on-line posteriormente.

A classificação dos estudantes seguirá a ordem do sorteio, e todos os que estiverem listados dentro do limite de vagas serão convocados para a matrícula. Os demais ficarão já ordenados na lista de suplentes e poderão ser chamados caso haja vagas remanescentes.

Ações afirmativas (cotas)

Para todos os cursos, 50% das vagas são reservadas às ações afirmativas, que contemplam quem tenha cursado todo o ensino fundamental em escola pública. As ações são divididas em duas partes, seguindo critérios de renda: metade das vagas para quem tem renda familiar per capita igual ou menor a R$ 1.567,50 e metade das vagas sem necessidade de comprovação de renda. Dentro cada uma dessas metades, há a reserva para quem se autodeclara preto, pardo, indígena, ou de outras etnias, e ainda pessoa com deficiência.

O candidato fará a opção pela ação afirmativa a que pode concorrer ou pelas vagas de ampla concorrência no momento da inscrição. Tanto no sorteio quanto na análise de histórico escolar, a classificação dos candidatos será feita entre os inscritos para cada curso e tipo de ação afirmativa ou ampla concorrência.

Acesse a página e se inscreva!

Confira a página de Perguntas Frequentes sobre o processo seletivo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes (Reitoria)