Trabalho de Conclusão de Curso

Publicado: Segunda, 24 de Abril de 2017, 14h45 | Última atualização em Sexta, 29 de Janeiro de 2021, 17h14

A Pesquisa Aplicada é obrigatória e representa um momento em que o estudante demonstra as competências e habilidades desenvolvidas no curso em um projeto de maior porte.

Sob orientação de um professor, o processo de pesquisa, de formulação do problema e de especificação/projeto do trabalho de diplomação inicia-se na unidade curricular “Metodologia da Pesquisa”. A Pesquisa Aplicada a ser desenvolvida será realizada de forma integrada; os discentes deverão elaborar um projeto multidisciplinar, enfocando de forma objetiva aspectos inerentes ao curso em questão.

O objetivo desse trabalho é consolidar os conteúdos vistos ao longo do curso num trabalho prático de pesquisa e/ou implementação na área de engenharia mecânica.

Ele deve ser sistematizado, permitindo que o estudante se familiarize com o seu futuro ambiente de trabalho e/ou área de pesquisa. O desenvolvimento deste trabalho deve possibilitar ao discente a integração entre teoria e prática, verificando a capacidade de síntese das vivências do aprendizado adquiridas durante o curso.

A pesquisa deverá ser realizada individualmente;
O projeto deverá ser realizado sob supervisão de um docente orientador, que deverá ser obrigatoriamente um professor efetivo do curso de graduação em engenharia mecânica;
O tema do projeto proposto será definido pelo professor orientador e o discente durante a realização da disciplina Metodologia da Pesquisa (TCC I).

Ao cursar a disciplina Metodologia da Pesquisa (TCC I), o discente irá elaborar a proposta do trabalho, a qual deverá ser aprovada por uma banca examinadora no final do período.

Composição da banca examinadora de Metodologia da pesquisa:

Orientador

Professor da disciplina

Pelo menos um professor indicado pelo colegiado do curso

Para aprovação na disciplina Pesquisa Aplicada (TCC II), o estudante deverá apresentar o trabalho desenvolvido (monografia). A avaliação do trabalho será feita por uma banca examinadora, com apresentação oral de trinta minutos em seção pública.

A banca examinadora será constituída de no mínimo três membros:

Professor orientador

Demais membros definidos pela coordenação do curso

O orientador atuará como presidente da banca examinadora e conduzirá os trabalhos da banca

Concluída a apresentação, cada membro da banca examinadora terá vinte minutos para arguir o candidato e também serão dados vinte minutos para arguição do público presente. O orientador marcará, conforme calendário escolar, o dia e hora da defesa pública do trabalho pelo discente. A monografia deverá obedecer aos princípios e formatos de apresentação de um trabalho científico, seguindo um padrão único, segundo normas do IFES.

Cabe à banca atribuir a nota final do aluno na disciplina. Os membros da banca farão as anotações, correções e sugestões individualmente em cada exemplar durante a defesa, e depois da defesa, devolverão ao candidato para proceder às devidas correções, caso elas sejam necessárias. Concluída a defesa, o presidente da banca, juntamente com os outros membros, se reunirá em sala separada para que possam, de forma imparcial, efetuar suas análises e, em seguida, anunciará ao aluno e ao público presente a decisão final. Os fatos ocorridos durante a defesa e o resultado final serão registrados em ata.