Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ifes divulga edital para certificação do Encceja 2020

Publicado: Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 10h39 | Última atualização em Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 10h39

O candidato poderá fazer o requerimento presencial ou on-line.

Os candidatos que solicitaram a Certificação do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência com base no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2020) já podem procurar os campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) a partir do dia 20 de dezembro. Para tanto, basta entregar a documentação necessária ao campus para o qual solicitou a certificação de forma presencial ou on-line para o e-mail de cada campus. Os documentos estão listados no edital publicado no site da instituição.

Apenas os candidatos que fizeram essa solicitação na hora de se inscrever no Encceja 2020 e que escolheram o Ifes como Instituição Certificadora receberão a certificação. Os inscritos podem solicitar a certificação diretamente no campus para o qual fizeram o requerimento.

Para obter a certificação, é necessário ter obtido no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja 2020 e, em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, ter alcançado nota igual ou superior a 100 pontos e no mínimo 5 pontos na Redação, na mesma edição do exame. Também é necessário ter 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Encceja 2020 e não ter concluído o Ensino Médio.

Para solicitar a declaração parcial de proficiência o candidato deve ter obtido o mínimo de 100 pontos nas áreas de conhecimento para as quais será solicitada a declaração; não ter atingido a pontuação mínima em todas as áreas de conhecimento e ter 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Encceja 2019. Para obter a Declaração Parcial de Proficiência na área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, o participante deverá atingir duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 100 pontos na prova objetiva, assim como o mínimo de 5 pontos na prova de Redação em uma mesma edição do exame.

A certificação é ofertada por todos os campi do Ifes e não há cobrança de taxa. O Ifes tem até 60 dias para emissão dos certificados, contados a partir do protocolo de solicitação do participante na secretaria do campus.

Confira o edital.
Acesse os contatos de cada campus 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes (Reitoria).

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página