Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes lança site e editais do evento Conexão Arte e Cultura
Início do conteúdo da página

Ifes lança site e editais do evento Conexão Arte e Cultura

Publicado: Terça, 17 de Agosto de 2021, 14h07 | Última atualização em Quinta, 19 de Agosto de 2021, 13h21

Com o tema “Diversidade, identidade e raízes”, evento tem o objetivo de celebrar e impulsionar as manifestações culturais produzidas no Instituto.

Está no ar o site do Conexão Arte e Cultura, evento que será promovido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), de 6 a 9 de dezembro. Com o tema “Diversidade, identidade e raízes”, o evento tem o objetivo de celebrar e impulsionar as manifestações culturais produzidas no Instituto, além de promover o intercâmbio de ideias e experiências dos envolvidos nas ações de arte e cultura.

A programação será desenvolvida toda por meio digital e contará com painéis e mesas-redondas, oficinas, rodas temáticas de conversa, espaço de criação em grupo, Espaços Expositivos, lives e homenagens a artistas. As inscrições para participar do Conexão Arte e Cultura terão início em outubro e serão abertas para todos os atuantes em ações de arte e cultura no Espírito Santo ou que tenham interesse na temática.

Chamadas abertas para oficinas e Espaços Expositivos
Já as chamadas para interessados em ofertar oficinas nos dias de evento e para os que querem participar dos Espaços Expositivos estão com inscrições abertas. No primeiro caso, da oferta de oficinas, a chamada é voltada à comunidade interna e externa ao Ifes; no segundo, a chamada é para servidores, estudantes, terceirizados, estagiários e egressos da instituição.

As oficinas terão o objetivo de ensinar alguma técnica aos participantes, nas áreas de gestão e produção cultural; teatro, dança, coreografia, cosplay; pintura, desenho, quadrinhos; escultura, arquitetura, videogame; cinema, fotografia, arte digital; música, literatura, cultura popular; artesanato e outros. A ideia é que tenham até uma hora e meia de duração. As propostas serão recebidas até 19 de setembro, e o resultado da chamada será divulgado em 15 de outubro.

No caso das propostas de produções culturais e artísticas que vão compor os Espaços Expositivos, o envio poderá ser feito até 30 de setembro. Serão recebidos trabalhos nas áreas de música; literatura (poema, conto e crônica); teatro; dança, performances e coreografia; audiovisual e arte digital; videogame e cosplay; artes plásticas (fotografia, pintura, cerâmica, escultura, desenho etc); artesanato e cultura popular; e outras áreas e categorias.

Confira todas as informações na página das chamadas. 

Arte, cultura e missão institucional
O Conexão Arte e Cultura será o primeiro evento institucional com esta temática a envolver todas as unidades do Ifes. “A ideia nasceu do primeiro encontro dos Núcleos de Arte e Cultura (NACs), em 2019. O Conexão começou a ser construído em 2020, para ser presencial, mas devido à pandemia, não foi possível. Então, foi transferido para 2021 e pensado para ser on-line”, explicou Niciane Estevão Castro, assistente da Secretaria de Cultura e Difusão do Ifes.

“Nossa proposta é fazer a conexão entre as diversas ações que acontecem no âmbito do Ifes e seus diversos agentes, para dar visibilidade e tocar pautas ligadas aos objetivos, missão e visão institucional, e qual o papel da arte e da cultura nesse processo”, detalhou.

Fique de olho no https://conexaoarteecultura.ifes.edu.br/ e acompanhe todas as novidades.

registrado em:
Assunto(s): conexão , arte e cultura , evento , site
Fim do conteúdo da página